facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 12/09/17 10:12:00
  • Secretária da Agricultura participa de reunião que estuda alteração na legislação das Agroindústrias

  • A secretária municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Camila Sandri Sirena, participou na manhã desta segunda-feira (11/09), da reunião da subcomissão das agroindústrias familiares da Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores. A proposta do encontro foi rever a legislação que rege as agroindústrias e ouvir os diferentes segmentos da sociedade, com o objetivo de propor mudanças na lei. O encontro foi proposto pelo deputado Elton Weber e acolhido pelo Comitê de Agronegócios de Caxias do Sul. Participaram representantes de inúmeras entidades e sindicatos, como a Inspetoria Veterinária do RS, FEPAGRO, Embrapa, EMATER e Ministério da Agricultura.
     
    Diversos representantes de entidades solicitaram a flexibilização das leis, em especial ao que diz respeito à documentação e exigências de instalação. No entanto, todos salientam que não se podem questionar exigências sanitárias ou de higiene. A representante da Inspetoria Veterinária, Luiza Virgínia Caon, lembrou aos presentes que a fiscalização da matéria-prima é exemplar no Rio Grande do Sul e considera que não podemos perder essa característica de ter um rebanho diferenciado. "Temos fiscalização da tuberculose em todo o rebanho, temos leite de qualidade. Dessa forma, podemos ter queijo de qualidade. Não podemos agora ter uma inversão de valores", frisou, solicitando que a nova proposta não coloque em risco a saúde dos consumidores.
     
    O deputado Elton Weber solicitou que até novembro Caxias do Sul envie suas sugestões para a Assembleia Legislativa a fim de agregar ideias a um novo projeto de lei das Agroindústrias. Foto. Impressa Câmara